Recém-modernizado pela Embraer, o último caça F-5FM modernizado recebeu autorização para operar na FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave, de matrícula 4810, foi destinada para o Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), localizado na Ala 3, em Canoas (RS).
+Pix tem quase 4,4 milhões de portabilidade de chaves
+Estudantes criam aplicativos que auxiliam saúde mental e incentivam coleta de lixo
+Chefe de segurança da Apple teria oferecido iPads como propina em troca de porte de arma
Durante o processo de recebimento, militares da Subdivisão de Controle do PAMA SP cumpriram inspeções visuais e ensaios de solo, cuja finalidade foi a verificação do correto funcionamento dos sistemas embarcados no ensaio de pista. Posteriormente, a aeronave foi liberada para o voo que foi realizado por um piloto de teste e dois engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo (IPEV).
Por ocasião dos ensaios de voo, o piloto de teste Major Aviador Thiago Scavacin e os engenheiros Major Alan Fonseca Uehara e o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago foram os responsáveis pelo cumprimento de cinco voos de experiência. A atividade demandou o acompanhamento dos inspetores do PAMA SP para execução dos testes previstos em manual que validam a segurança e aeronavegabilidade da aeronave.
Com a finalização dos ensaios previstos, foi possível concluir o processo de recebimento da aeronave e entrega ao Esquadrão Pampa. O translado terrestre foi realizado sob a responsabilidade do PAMA SP até a Base Aérea de São Paulo (BASP). Já no dia 21 de novembro, a aeronave decolou rumo a ALA 3, em Canoas (RS), sede do Esquadrão.
O F-5 é um caça supersônico ágil, altamente manobrável e confiável, combinando design aerodinâmico avançado e ótima relação empuxo/peso fornecida pelos dois motores J85 fabricados pela General Electric. No total foram modernizadas 49 aeronaves que hoje integram os diversos Esquadrões da FAB.